Osteoartrite

O que é Osteoartrite?

Osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. No conjunto das doenças agrupadas sob a designação de “reumatismos”, a osteoartrite é a mais freqüente, representando cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia.

Além deste fato, sua importância pode ser demonstrada através dos dados da previdência social no Brasil, pois é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho; é a segunda doença entre as que justificam o auxílio-inicial, com 7,5% do total; é a segunda também em relação ao auxílio-doença (em prorrogação) com 10,5%; é a quarta a determinar aposentadoria (6,2%).

A osteoartrite (artrose), em conjunto, tem certa preferência pelas mulheres, mas há localizações que ocorrem mais no sexo feminino, por exemplo mãos e joelhos, outras no masculino, como a da articulação coxofemoral (do fêmur com a bacia). Ela aumenta com o passar dos anos, sendo pouco comum antes dos 40 e mais freqüente após os 60. Pelos 75 anos, 85% das pessoas têm evidência radiológica ou clínica da doença, mas somente 30 a 50% dos indivíduos com alterações observadas nas radiografias queixam-se de dor crônica.

É uma doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como “bicos de papagaio”.

A pode ser dividida em sem causa conhecida (dita primária) ou com causa conhecida (dita secundária). As causas desta última forma são inúmeras, desde defeitos das articulações, como os joelhos com desvios de direção (valgo ou varo), até alterações do metabolismo. A participação da hereditariedade é importante, principalmente em certas apresentações clínicas, como os nódulos dos dedos das mãos, chamados de nódulos de Heberden (na junta da ponta dos dedos) ou Bouchard (na junta do meio dos dedos).

Na osteoartrite, a única dieta que deve ser considerada é a que tem por finalidade diminuir o peso. Nas osteoartrites dos membros inferiores, principalmente dos joelhos, a obesidade é um fator causal, ou, no mínimo, agravante. Sendo assim, é fundamental manter o peso nos limites da normalidade quando são atingidas as juntas que suportam peso. A redução preventiva do peso corporal faz diminuir a incidência de artrose de joelhos. Nos casos já instalados, perder peso é indicação importantíssima do tratamento. Por menor que seja a redução, haverá sempre um benefício. Emagrecer não é fácil, mas o sacrifício é compensado com o alívio dos sintomas e o retardamento da evolução da doença.

Não há nenhuma prova científica de que qualquer outro tipo de dieta tenha influência significativa no tratamento da osteoartrite.

O acolhimento adequado do paciente com essa patologia deve ser multidisciplinar, onde tratamento medicamentoso pode ser necessário, viscossuplementaçao intrarticular, programas de exercícios visando fortalecimento muscular, controle de peso. Abordagem psicológica e nutricional também são interessantes para a melhora da qualidade de vida do paciente. Em casos específicos há possibilidade de tratamento cirúrgico, sendo o paciente seguido conjuntamente com o ortopedista.

Profissional Responsável

REUMATOLOGISTA

Dra. Mônica Duarte

CRM SP 102768
RQE - 59848

Sou médica formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), especialista em Reumatologia com Residência Médica na área pelo HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO e com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Outros Tratamentos

Gostaria de
Agendar sua Consulta?

Gostaria de Agendar
sua Consulta?

Atendemos de segunda à sexta das 09hs às 18hs.
Preencha o formulário e entraremos em contato.